O novo Audi Q5 tem como principal novidade o design atualizado com a identidade mais recente dos carros da marca das argolas. A dianteira exibe um novo para-choques com a grade octogonal maior e molduras nas luzes auxiliares que lhe dão um aspecto mais bruto. Já os faróis e lanternas incorporam a tecnologia de iluminação OLED, com luzes dinâmicas.
Por dentro, as mudanças são mais discretas. O foco na cabine é a conectividade, bom como as tecnologias embarcadas. O novo Q5 traz a central multimídia MMI com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, algo que era esperado e necessário. O SUV também traz o Virtual Cockpit, que projeta o quadro de instrumentos em uma tela de 12,3 polegadas.
Outra novidade do Q5, também presente no Q5 Sportback, é o controle de cruzeiro adaptativo com alerta de saída de faixa. O sistema emite um sinal sonoro e faz leves correções na direção caso perceba que o veículo está saindo involuntariamente da faixa de rodagem. Também é possível configurar o recurso para fazer o volante vibrar nessas situações.
A dupla da Audi será vendida nas versões S line e S line Black, e o Q5 terá ainda a opção Prestige. Todas usam o mesmo conjunto mecânico. Este é composto pelo motor 2.0 TFSI turbo a gasolina de 249 cv e 37,7 mkgf de torque, e a transmissão automática S-tronic de dupla embreagem e sete marchas. Os SUVs contam, por fim, com a tração Quattro Ultra.
Segundo a Audi, Q5 e Q5 Sportback têm rigorosamente os mesmos números de desempenho. A aceleração de zero a 100 km/h leva 6,3 segundos, e a velocidade máxima atinge 237 km/h. O sistema Audi Drive Select oferece a possibilidade de ajustar os SUVs para uma condução mais dinâmica, confortável ou dedicada à eficiência energética e redução do consumo.
Fonte: Jornal do Carro