Fale com nosso vendedor pelo whatsapp
11 94009-9454
11 4795-6070
Acompanhe-nos nas redes sociais:
11 4795-6070
Como chegar

Notícias


Avaliação: Audi RS 4 Avant descarrega 450 cv de potência e muito equilíbrio

A linha 2021 do Audi RS 4 Avant trouxe alterações pontuais. Contudo, ele segue com o motor V6 biturbo e tração quattro para entregar altas doses de emoção.

O Nogaro Blue é um dos tons de azul mais icônicos de todos os tempos e ele ficou famoso por recobrir o lendário Audi RS 2 Avant, cujo co-desenvolvimento com a Porsche nos brindou com uma fantástica super perua dotada de motor de cinco cilindros 2.2 20V turbo e câmbio manual de seis marchas para despejar 315 cv de potência e 41,75 kgfm de torque. Sem dúvidas, uma obra de arte da engenharia alemã, sendo a precursora das station wagons esportivas e à época considerada a perua mais rápida do mundo pelo 0 a 100 km/h feito em 4,8 segundos.

Passados 27 anos do lançamento do Audi RS 2 Avant, em 1994, agora estamos diante da linha 2021 do Audi RS 4 Avant. E a pegada intrínseca do clã RennSport (significado da sigla RS ou esporte de competição, em tradução livre do alemão) trouxe um exterior/interior atualizados.

Feito sobre a base MLB EVO, a mesma do A4 e do RS 5 Sportback, por exemplo, a geração B9 da perua ganhou novo para-choque frontal, faróis full-LED Matrix, enquanto atrás estão revistos o arranjo interno das lanternas e o para-choque, o qual acomoda as duas saídas ovais de escape. As rodas de 20” (há duas opções de desenho) vestem pneus Pirelli PZero de medidas 275/30.

Obviamente, o azul Nogaro da carroceria remete diretamente ao do Audi RS 2 Avant, cujo nascimento derivou do Audi 80 Avant, com produção entre 1994 e 1995, e um total de 2.908 unidades, das quais 62 foram comercializadas em nosso mercado.

De para-choque a para-choque, o Audi RS 4 Avant mede 4,781 m de comprimento, 2,826 m de entre-eixos e volumosos 505 litros de porta-malas. 

Dois turbos e 450 cv de potência

O Audi RS 4 Avant é um dos poucos carros à venda em nosso mercado capaz de reunir uma dirigibilidade aguçada e versatilidade. A usina de força responsável por esta fórmula é o motor V6 2.9 biturbo de 450 cv de potência e brutos 61,2 kgfm de torque desde baixíssimos 1.900 giros – no modelo antecessor era um V8 4.2 naturalmente aspirado de 450 cv e 43,85 kgfm a 4.000 rpm.

Ao volante, tanto o Audi RS 4 Avant quanto o Audi RS 5 Sportback são bem similares de conduzir. Os dois turbocompressores vão montados no meio do “V” do bloco e eles operam com 1,3 bar de pressão (cada).

O matrimônio do propulsor de seis cilindros em “V” sobrealimentado com a transmissão automática de oito marchas é um resultado explosivo, com respostas de prontidão, seja nas médias, baixas ou altas rotações, além de baixo turbolag (aquele atraso antes dos turbocompressores encherem). A relação peso-potência do Audi RS 4 Avant é de 3,8 kg/cv e peso-torque de 28 kg/kgfm. 

Modos de condução = diversão ao volante 

Pelo Audi Drive Select é possível selecionar entre os programas Comfort, Auto, Dynamic e RS Mode 1/RS Mode 2. No primeiro, as marchas são passadas brevemente e a sétima já está engatada a 50 km/h contribuindo no gasto de combustível. Aliás, durante a nossa avaliação o computador de bordo registrou médias urbanas de até 10 km/l dirigindo sem abusar do pedal do acelerador.

O câmbio automático ainda possibilita andar na estrada a 100 km/h com a agulha do conta-giros em 1.500 rpm (a 120 km/h fica abaixo das 2.000 rpm), além de saltar da oitava para a quarta em um piscar de olhos fazendo-o caminhar à frente transmitindo muita disposição. Não apenas a transmissão atua de forma direta, como a direção copia exemplarmente o piso.

Este comportamento do Audi RS 4 Avant muda no modo Dynamic, pois ele altera as respostas do motor, da transmissão e da direção, por exemplo, com as mudanças de marchas realizadas em regime mais alto. Além disso, é possível fazer mudanças sequenciais pelas borboletas atrás do volante ou na alavanca, com as trocas acompanhadas de “pipocos” emitidos pelas duas saídas ovais de escape.

Também são encontrados o start-stop, que desliga o propulsor durante breves paradas, como nos semáforos, e ainda a função “roda livre”. Este último, engata o ponto-morto eletrônico do câmbio ao trafegar em velocidade constante.

A tração integral quattro é dividida na ordem de 40:60 podendo enviar 85% da força para o eixo traseiro ou 70% para o dianteiro. As suspensões merecem um capítulo à parte devido ao controle de carroceria/estabilidade sem tendência de deixar a carroceria nas curvas ou transferências de cargas nas frenagens mais fortes. E falando dos freios… Eles são de carbono-cerâmica com discos de 375 mm na frente e de 330 mm atrás. Aliás, palmas para a sensibilidade e o feedback do pedal.

Interior renovado

A cabine do Audi RS 4 Avant trouxe algumas novidades e os destaques ficam pelo multimídia de 10,1” com tela tátil, o controlador de velocidade adaptativo, o carregador de smartphone por indução e ainda o botão configurável RS. Por ele, é possível acessar o RS1/RS2 e gravar dois perfis de condução distintos e ajustar separadamente o motor, a suspensão, a intensidade do sistema de exaustão, a direção e a tração quattro com diferencial esportivo.

As luzes internas são configuráveis e o revestimento de Alcantara está nas laterais de portas e nos bancos esportivos frontais dotados de função massagem. O quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit de 12,3” é totalmente digital e o áudio da renomada Bang&Olufsen entrega 680 watts de potência e pureza sonora. Quem viaja atrás encontra um bom espaço para as pernas, porém, o quinto ocupante sofre com o túnel central elevado. Aos ocupantes traseiros estão disponíveis duas tomadas USB e uma de 12V, além das saídas de ar do ar-condicionado de três zonas.

Um jato em formato de perua capaz de transmitir a apreciada dirigibilidade alemã junto da versatilidade. Não à toa, o Audi RS4 Avant é o sonho de consumo de muitos consumidores, incluindo este que vos escreve!

Fonte: Motor Show





Audi
Center Mogi
Avenida Francisco Ferreira Lopes, 535
Vila Lavínia - 08735-200
(11) 4795-6070
Audi
Center S. J. dos Campos
Avenida Jorge Zarur, 181
Vila Ema - 12243-081
(12) 3904-2422
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo