11 4795-6070
Acompanhe-nos nas redes sociais:
11 4795-6070
Como chegar

Notícias


Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 agrada em potência e economia

A Audi deu um belo upgrade no A3 Sedan. A nova configuração escolhida para o mercado brasileiro tem motor 2.0 turbo de 190 cv e é muito melhor do que a anterior 1.4 turbo de 150 cv. Com uma relação peso/potência mais baixa – 7,8 kg/cv contra 9,4 –, o Audi A3 Sedan 40 TFSI (nome do carro no configurador da marca na internet) não apenas é muito mais rápido como também dá um banho de economia no A3 Sedan 1.4.

Rodamos uma semana com o novo Audi A3 Sedan 2.0 na versão topo de linha Performance Black. Apesar do nome, ela traz elementos e até o badge da versão S line. A diferença está nas rodas, no teto solar elétrico e no ajuste elétrico dos bancos dianteiros. 

A nova geração do Audi A3 mostra um sedã maduro, absolutamente perfeito em sua proposta de ser carro premium familiar (ou executivo) de porte compacto. Seja pelo design impecável ou pelo acabamento de extremo bom gosto, o novo A3 Sedan entrega conforto, segurança, luxo, sofisticação e excelente comportamento dinâmico de forma discreta, porém elegante.

Os 190 cv do motor 2.0 turbo com injeção direta estão disponíveis a 4.250 rpm, enquanto os 150 cv do 1.4 surgiam apenas a 6.000 giros. O torque de 320 Nm é um dos destaques do carro e surge já em 1.450 rpm (assim como no 1.4, que tem 250 Nm). A boa relação peso/torque, de apenas 4,6 kg/Nm, faz com que o Audi A3 2.0 tenha excelente dinâmica no trânsito urbano e na estrada, em retomadas de velocidade.

Não espere um foguete ao sentar ao volante do novo Audi A3. Mas ele anda bem. Suas acelerações são boas e os 7,4 segundos para ir de 0 a 100 são bem mais atraentes do que os 8,8 segundos do A3 com motor 1.4. A velocidade máxima é de 241 km/h (contra 219 do A3 1.4). É importante desligar o auxílio de estacionamento para obter boas acelerações, caso contrário o carro demora para arrancar se estiver perto de algum objeto. Com o sistema liberado, as acelerações e retomadas surgem vigorosas e com suavidade.

Em relação ao consumo urbano, o motor 2.0 é mais econômico do que 1.4, uma prova de eficiência energética. Enquanto o A3 Sedan 1.4 faz 10 km/l na cidade e apenas 11,5 na estrada, o A3 Sedan 2.0 faz 11 km/l na cidade e 14 na estrada.

Aliás, uma curiosidade didática deste Audi. Como a marcação do consumo é feita da maneira correta (litros/100 km) o número que aparece no computador de bordo é 7,1 e não 14,0. É o correto e significa que o consumo é baixo, de 7,1 litros/100 km. O que os brasileiros chamam de “consumo” na verdade é a autonomia: 14,0 km/l. Afinal, ninguém “consome” quilômetros. Estamos acostumados a associar o consumo baixo com números altos – o que é bastante incoerente. Já o alcance (que chamamos de autonomia) é de 700 km na estrada. 

O Audi A3 sempre foi um bom carro para dirigir. Mas o atual 2.0 ficou mais refinado, com uma posição ao volante perfeita, volante mais esportivo, com ótima empunhadura, multimídia quase completa e comandos muito intuitivos. Uma pena que a conectividade Android Auto e Apple CarPlay ainda seja feita por cabos – e o cabo só se conecta a entradas USB do tipo C. Tanto a multimídia de 10,1” quanto o painel digital de 12,3” têm design moderno e fácil leitura.

O Audi A3 Sedan é um daqueles carros que passam uma sensação de bem estar a bordo – seja dirigindo ou como passageiro. O sistema de som Bang & Olufsen garante ótima qualidade da música escolhida pelo usuário. 

Com bancos que abraçam o corpo do motorista, não é difícil se empolgar ao volante do sedã alemão. E ele é bom de curvas. A suspensão traseira é independente, multilink, e está ajustada para o conforto, mas sem comprometer a estabilidade do carro.

Embora seja um carro agradável para os passageiros, o melhor do novo Audi A3 Sedan é dirigi-lo. Os modos de condução (Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto e Individual) não são novidades na linha Audi, mas permitem a escolha de um ajuste mais confortável ou mais esportivo, dependendo da situação.

Vale lembrar que na chuva o modo mais seguro é o Comfort, que deixa a suspensão mais mole. Tanto em piso molhado quanto em pista seca, se o carro escapar um pouco de frente basta aliviar o pé no pedal do acelerador para que ele corrija a trajetória.

Também digno de nota é a beleza deste notável sedã. A grande frontal de peça única e os faróis de led têm design muito atraentes. As rodas de 18” combinam esportividade e sofisticação (na versão Performance Black o acabamento é diamantado). A traseira também tem lindas lanternas de led que invadem a tampa do porta-malas, que abriga bons 425 litros.

No ano passado, o Audi A3 Sedan teve 349 vendas no Brasil. Este ano, porém, o A3 Sedan já registrou 82 vendas. Não é muito para um carro que já teve produção nacional, mas os números revelam que o Audi A3 Sedan agora tem um novo posicionamento e ficou muito mais exclusivo. Sem dúvida, uma compra de respeito – e muito segura.

Fonte: UOL Carros





Audi
Center Mogi
Avenida Francisco Ferreira Lopes, 535
Vila Lavínia - 08735-200
(11) 4795-6070
Audi
Center S. J. dos Campos
Avenida Jorge Zarur, 181
Vila Ema - 12243-081
(12) 3904-2422
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo