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30/06/2021
Audi Q5 e o inédito Q5 Sportback chegam ao Brasil ainda esta semana
Se você tem mais de R$ 300 mil no bolso e deseja comprar um SUV Premium, uma opção é adquirir o novo Audi Q5 que já será entregue às concessionárias nesta semana. Em duas carrocerias: Q5 e Q5 Sportback. O SUV integra conforto com um toque de esportividade sobre as rodas.  Com o motor 2.0 TSFI, o Q5 tem 249 cv de potência, capaz de chegar do 0 ao 100 km/h em apenas 6,3 segundos. O SUV possui uma velocidade máxima limitada a 237 km/h. Mais do que o suficiente para uso urbano ou uma ultrapassagem nas rodovias. A transmissão do Q5 é a S tronic de dupla embreagem e sete velocidades. O conjunto favorece uma troca rápida de marcha.  E para segurar esse SUV de 1.720 kg, a tração nas quatro rodas faz todo o trabalho difícil para direcionar o torque para todos os eixos no momento em que for necessário controlar o Q5 nas curvas. Os novos Audi Q5 e Q5 Sportback ainda contam ainda com o eficiente sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts. Para quem tiver o privilégio de andar do lado de dentro do Q5, conforto é o que você vai encontrar.  No interior, a tela central conta com o novo display MMI, agora sensível ao toque, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está ligeiramente inclinado em direção ao motorista. As informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca, presente agora em toda a gama de veículos SUV da Audi. Com o novo MMI, o controle giratório no console do túnel central dá lugar a um espaço de armazenamento de objetos próximo à manopla do câmbio. O modelo conta ainda com carregador de smartphone por indução para os aparelhos compatíveis com a tecnologia. O modelo ainda conta com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional.    Tecnologia  Presente no Audi Q5 e Q5 Sportback, o sistema de controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa garante conforto principalmente quando o Audi Q5 é conduzido em viagens de longas distâncias.  O controle de cruzeiro adaptativo auxilia o motorista a manter a velocidade ou a distância do veículo à sua frente. Quando um veículo posicionado na frente é reconhecido, a tecnologia pode tanto acelerar como frear o veículo, dentro do limite do sistema. Já o aviso de saída de faixa auxilia o motorista a evitar uma troca de forma não intencional. Se o sistema estiver ativo e preparado, as faixas de rolagem forem reconhecidas pelo sistema e o motorista não tiver acionado a luz de indicação de direção, então o aviso de saída de faixa auxiliará o condutor a voltar para a faixa de rolagem, acionando o volante na direção contrária. Também é possível ativar uma vibração do volante, caso o motorista deseje. Essa funcionalidade está disponível a partir de cerca de 60 km/h. Fonte: Folha de Pernambuco
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09/03/2021
Audi amplia programa de carros por assinatura no Brasil
Foi divulgado nesta segunda-feira (1) pela Audi do Brasil que o programa de carros por assinatura foi ampliado e agora também conta com a novidade do modelo e-tron Sportback em seu portfólio. O Audi Luxury Signature é um programa de carros de luxo por assinatura para potenciais clientes. As concessionárias Audi Center são responsáveis por apresentar as informações dos modelos e planos disponíveis. Ao confirmar o interesse, o cliente escolhe o veículo de sua preferência e pode adicionar opcionais e/ou blindagem, com respectiva adição de valor no plano de assinatura. Para os modelos e-tron será possível adicionar na parcela um carregador adicional, do tipo home charger de 7,4 kw ou 11 kw. O programa de carros por assinatura da Audi ainda conta com os modelos Audi A6 Sedan, A7 Sportback, Q8 e Audi e-tron. “O Audi Luxury Signature provou ser interessante para a empresa e principalmente para os clientes, por isso decidimos adotá-lo como um serviço definitivo", declarou Johannes Roscheck, CEO da Audi do Brasil. "Além do pioneirismo no segmento de mobilidade de luxo, o modelo de negócios de carro por assinatura é uma tendência de mercado e atende à demanda dos clientes de ter o poder de escolha, que encontra no portfólio da marca a possibilidade de adquirir ou de apenas usufruir de veículos altamente tecnológicos”. Outra novidade nas opções de contratação é que os clientes agora passam a ter duas alternativas de parcelas fixas ou reajustáveis conforme o IPCA - na fase piloto era possível assinar o plano apenas com parcelas mensais reajustáveis pelo IGP-M. As outras normas do programa permanecem inalteradas: os planos possuem duração mínima de 24 meses e contemplam até 2.000 km para rodar por mês. Seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e manutenção preventiva continuam inclusos.    O projeto, que é desenvolvido em parceria com a Fleet Solutions, empresa do Grupo Volkswagen, tem a intenção de ser expandido para outras cidades brasileiras nos próximos meses. Atualmente, já atende em São Paulo e região metropolitana.  Os valores das assinaturas de parcelas fixas por mês partem de R$ 10.490 para o Audi A6 Sedan, R$ 11.490 para o Audi A7 Sportback, R$ 11.590 para o Audi e-tron, R$ 11.890 para o Audi e-tron Sportback e R$ 13.890 para o Audi Q8. Fonte: Motor 1
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08/02/2021
Novo Audi Q5 e o inédito Q5 Sportback já podem ser encomendados no Brasil
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08/02/2021
Novo Audi Q5 e o inédito Q5 Sportback já podem ser encomendados no Brasil
A Audi anunciou o início da pré-venda, no Brasil, do novo Q5 e do inédito Q5 Sportback, a versão cupê do SUV médio de luxo. Enquanto o modelo tradicional exibe sua reestilização de meia vida, o SUV-cupê é totalmente novo e vem para acirrar a disputa na categoria que reúne diferentes rivais.   Design renovado O novo Audi Q5 tem como principal novidade o design atualizado com a identidade mais recente dos carros da marca das argolas. A dianteira exibe um novo para-choques com a grade octogonal maior e molduras nas luzes auxiliares que lhe dão um aspecto mais bruto. Já os faróis e lanternas incorporam a tecnologia de iluminação OLED, com luzes dinâmicas. Por dentro, as mudanças são mais discretas. O foco na cabine é a conectividade, bom como as tecnologias embarcadas. O novo Q5 traz a central multimídia MMI com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, algo que era esperado e necessário. O SUV também traz o Virtual Cockpit, que projeta o quadro de instrumentos em uma tela de 12,3 polegadas. Outra novidade do Q5, também presente no Q5 Sportback, é o controle de cruzeiro adaptativo com alerta de saída de faixa. O sistema emite um sinal sonoro e faz leves correções na direção caso perceba que o veículo está saindo involuntariamente da faixa de rodagem. Também é possível configurar o recurso para fazer o volante vibrar nessas situações.   Urbano com 4×4 A dupla da Audi será vendida nas versões S line e S line Black, e o Q5 terá ainda a opção Prestige. Todas usam o mesmo conjunto mecânico. Este é composto pelo motor 2.0 TFSI turbo a gasolina de 249 cv e 37,7 mkgf de torque, e a transmissão automática S-tronic de dupla embreagem e sete marchas. Os SUVs contam, por fim, com a tração Quattro Ultra. Segundo a Audi, Q5 e Q5 Sportback têm rigorosamente os mesmos números de desempenho. A aceleração de zero a 100 km/h leva 6,3 segundos, e a velocidade máxima atinge 237 km/h. O sistema Audi Drive Select oferece a possibilidade de ajustar os SUVs para uma condução mais dinâmica, confortável ou dedicada à eficiência energética e redução do consumo. Fonte: Jornal do Carro  
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04/01/2021
Audi e-tron é eleito o melhor carro elétrico do Brasil por júri especializado
Um dos grandes destaques da premiação Mobilidade Estadão 2020 foi o Audi e-tron, o primeiro automóvel 100% elétrico da marca. Ele venceu em Veículo Elétrico, uma das 13 categorias da tradicional premiação Jornal do Carro, que ocorre há 15 anos. Neste ano, a premiação Jornal do Carro foi incorporada ao Prêmio Mobilidade Estadão 2020, que envolveu ainda outras quatro categorias: Estradão (caminhões), MotoMotor (motocicletas), Serviços e Mobilidade, totalizando, no geral, 36 categorias.  Lançado no Brasil em abril de 2020, o e-tron é um modelo de importância estratégica para os planos da Audi, que prevê neutralizar totalmente suas emissões de carbono até 2050, e, para isso, já criou outros modelos elétricos: e-tron Sportback (já lançado no mercado brasileiro), e-tron S, e-tron S Sportback, e-tron GT e RS e-tron GT – estes três últimos desembarcam no País durante o próximo ano. Com dois motores elétricos – um em cada eixo –, o SUV tem à disposição potência equivalente a 408 cv, além de 57,2 mkgf de torque. Esses números proporcionam ao SUV desempenho digno de muitos esportivos, como a aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 5,7 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 200 km/h. A autonomia de 436 km – uma das atrações do modelo, segundo os jurados da premiação – permite utilizar o e-tron tanto em trajetos urbanos, quanto em viagens. O Audi e-tron pode ser recarregado por meio de uma tomada externa e o tempo da recarga vai depender da potência elétrica disponível (o veículo aceita, inclusive, tomadas domésticas de 110 V). No caso de estações de carregamento ultrarrápido, com 150kW, por exemplo, é possível recarregar até 80% das baterias em 30 minutos. O SUV elétrico da Audi pode estender sua autonomia de duas formas: por meio das desacelerações, quando os motores elétricos atuam como geradores para enviar eletricidade às baterias, ou pelo uso dos freios, quando o sistema eletro-hidráulico transforma a energia gerada nas frenagens em eletricidade. O e-tron conta ainda com um sistema totalmente novo, por meio do qual é possível selecionar o grau de recuperação de energia, usando as borboletas junto ao volante. No nível máximo, além de produzir o máximo de eletricidade, o sistema ainda freia o veículo de maneira mais acentuada. Assim, ao trafegar em baixas velocidades com esse ajuste, o motorista praticamente não necessita utilizar o pedal do freio.  Outra inovação tecnológica presente no Audi e-tron é o sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores. Além de melhorar a aerodinâmica do SUV – o modelo possui coeficiente de arrasto de apenas 0,27, o menor da categoria – o equipamento aumenta a segurança, pois as câmeras proporcionam visibilidade melhor que a dos espelhos convencionais em situação adversas, como chuva, neblina e à noite. As imagens são exibidas em duas telas de sete polegadas instaladas em posição estratégica nas laterais da cabine, permitindo que o motorista se adapte rapidamente.  Ainda com relação à aerodinâmica, o e-tron conta com suspensão pneumática que se ajusta automaticamente à utilização. Assim, ao trafegar em estradas durante uma viagem, por exemplo, o sistema identifica a situação e reduz a altura da carroceria em relação ao piso, melhorando a aerodinâmica, e, consequentemente, ampliando a autonomia, e ainda garantindo baixo nível de ruído interno, o que significa ainda mais conforto.  Por falar nisso, o Audi e-tron, com seus 2,93 m de entre-eixos, oferece muito espaço interno e comodidade aos seus cinco ocupantes. Por não possuir eixo cardã, o assoalho do veículo é totalmente plano, o que se traduz em mais conforto, especialmente para o eventual terceiro ocupante do banco traseiro. O porta-malas tem capacidade para 600 litros de bagagem, mas com o banco traseiro rebatido, o espaço pode ser ampliado para até 1.725 litros. Disponível em duas versões de acabamento, o Audi e-tron possui uma extensa lista de equipamentos em seu catálogo, com destaque para faróis 100% de LED Matrix HD, sistema Pre Sense (identifica a possibilidade de uma colisão e tensiona os cintos de segurança, ajusta os bancos e fecha vidros e teto-solar), alerta de mudança de faixa, assistente de tráfego reverso (avisa e até freia o carro, caso detecte a possibilidade de um acidente durante manobras de ré), controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento, ar-condicionado automático de quatro zonas e teto solar panorâmico. A central multimídia MMI traz navegador incorporado, possui tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e é compatível com celulares iOS e Android. Produzido na Bélgica, o Audi e-tron possui garantia de quatro anos para o veículo e de oito anos para as baterias.  Fonte: Estadão
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10/11/2020
Audi e-tron e derivados serão fabricados também na China
Dentro do grupo Volkswagen, a Alemanha ainda exerce uma posição de destaque na produção de alguns modelos das marcas do conglomerado de Wolfsburg. Contudo, a China está cada vez mais exigindo atenção da empresa. Sendo o maior e mais importante mercado para a VW, a China quer cada vez mais carros elétricos da empresa e, além da MEB, a montadora alemã fecha agora a produção da base Premium Platform Electric (PPE), que foi desenvolvida pela Audi em parceria com a Porsche. O processo inicialmente será em CKD e a FAW-Audi ficará responsável pela produção de modelos derivados do Audi e-tron, que no momento tem sua família composta de SUV, SUV-cupê e cupê quatro portas. Eles são os maiores e mais caros carros elétricos da marca de Ingolstadt. Feitos em Bruxelas, os modelos da família e-tron serão produzidos em Changchun, na província de Jilin, mas ainda não se sabe quais versões deverão atender o consumidor chinês. O Audi e-tron existe nas versões 50 Quattro e 55 Quattro, que possuem baterias de lítio de 71 kWh e 95 kWh, respectivamente. Além dele, a família tem ainda o Audi e-tron Sportback, que compartilha a mesma propulsão e baterias. Por fim, o Audi e-tron GT fecha a trinca com sua carroceria fluída e excelente performance. Até 2021, o trio estará completo no portfólio nacional da Audi. Ainda na Volkswagen, a marca inicia a produção de elétricos na China com os ID.4 X e ID.4 Crozz, mas promete oito modelos elétricos no total. Isso inclui um sedã chamado ID.5, assim como sua variante perua, que pode ser conhecida como ID.5 Space Vizzion ou com duas designações, por conta das duas sócias da Volkswagen, a exemplo do ID.4. Além disso, a VW tem ainda um SUV de sete lugares para emplacar como ID.6, outro que deve acrescentar dois produtos. Por fim, os modelos ID.1 e ID.2 são esperados para fazer volume às operações chinesas da montadora. Fonte: Notícias Automotivas
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09/10/2020
Audi e-tron GT, que virá ao Brasil, iniciará produção em série ao lado do R8
Esportivo elétrico trará muitas inovações e tem estreia aguardada para o fim deste ano Recentemente confirmado de forma oficial para o Brasil, o Audi e-tron GT não será apenas um modelo destinado a expandir a gama de emissão zero da marca dos quatro anéis. Em um mundo feito de sinergias, compartilhamento de componentes e economia de escala, o próximo esportivo elétrico chegará ao mercado como um carro exclusivo e inovador em vários aspectos. Previsto para estrear em breve: ele será apresentado em sua forma definitiva no final do ano e, novamente antes do final de 2020, ele entrará em produção. Para a comercialização, entretanto, teremos que esperar até o primeiro semestre de 2021.   O Audi e-tron GT nascerá na mesma plataforma do Porsche Taycan e compartilhará uma boa parte do trem de força com seu 'primo' de Zuffenhausen. O esportivo da marca dos quatro anéis, porém, será feito inicialmente em pequenas quantidades e por isso, tecnologias de construção de última geração serão adotadas de forma artesanal. O esportivo também será o primeiro elétrico da montadora a ser fabricado na Alemanha. Ele sairá da fábrica de Heilbeonn, recentemente modernizada para acomodar a produção de modelos de edição limitada e que, graças a grandes investimentos, é capaz de integrar operações manuais com sofisticados processos robóticos.  Para a construção do e-tron GT, a Audi decidiu usar protótipos físicos pela primeira vez, para adotar operações altamente automatizadas e controles de qualidade sem precedentes. A mesma linha de produção do Audi R8 O e-tron GT nascerá em uma linha de montagem que consiste em 36 ciclos de trabalho. A maioria deles é compartilhada com o outro supercarro da empresa Ingolstadt, o R8, que também é produzido em Heilbeonn e também poderá se tornar elétrico no futuro, graças à Rimac. "O R8 e o e-tron GT são completamente diferentes - explicou Wolfgang Schanz , gerente da fábrica - mas graças a um bom trabalho de otimização do processo, fomos capazes de produzi-los com métodos semelhantes que aumentaram enormemente a qualidade e a eficiência".    Para alcançar esses resultados, a fábrica também recorreu à utilização de carrinhos automatizados, capazes de se movimentar sem condutor. Estes são os dados técnicos do conceito no momento: Bateria: 90 kWh Autonomia: 400 km Potência máxima: 590 CV 0-100: 3,5 segundos Velocidade máxima: 240 km/h Até o momento, ainda não temos informações técnicas sobre o e-tron GT definitivo nem podemos vê-lo com o visual de produção. Caso você não saiba, ele também será apresentado em uma versão S de alta performance, mas também neste caso, ainda é cedo para podermos especular que tenha alguma afinidade com o primo Taycan Turbo S. Porém, o "ronco" do e-tron GT já podia ser ouvido. É um som futurista criado no computador por meio de estudos aprofundados realizados também dentro de uma câmara anecoica. Lembra o som de uma nave espacial mas com um toque musical e quase sinfônico e tem a dupla vantagem de destacar o carácter elétrico do automóvel e destacar o sua personalidade esportiva. O som emitido pelo carro em movimento, que muda com a velocidade e aceleração e se modifica de acordo com a entrega de potência. Além disso, ele também se calibrará em diferentes níveis de ruído de acordo com o programa de condução definido pelo Audi drive select. Fonte: Insideev UOL
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10/09/2020
Novo Audi A3 é testado no Brasil; hatch deve estrear no país em 2021
A nova geração do Audi A3 foi revelada no começo deste ano e já está à venda na Europa, Por aqui, a fabricante confirmou sua venda, mas não quis precisar uma data de lançamento. Enquanto isso, uma unidade com placas da Alemanha (!) roda em testes pelas estradas de São Paulo. Desta vez, UOL Carros flagrou o veículo em São Bernardo do Campo (SP), cidade conhecida por abrigar as sedes de várias montadoras, como Mercedes-Benz, Toyota e, claro, Volkswagen. Apesar da camuflagem é possível identificar o novo A3 por baixo do disfarce. Por se tratar de uma unidade destinada exclusivamente a testes, ela está equipada com rodas de aço sem calotas, que obviamente serão "substituídas" por rodas de liga leve no carro vendido no Brasil. Frente a seu antecessor, o hatch ganhou 3 cm no comprimento (4,34 m) e 3 cm adicionais na largura (1,82 m). A altura continua em 1,43 m e o entre-eixos também não mudou: 2,64 m. Por dentro, o A3 ganhou painel digital e uma nova central multimídia, bem mais moderna e com processador 10 vezes mais rápido do que o utilizado até então. Há várias assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa. Opcionalmente, o cliente pode adquirir sistema de estacionamento semiautônomo, assistente de mudança de faixa, alerta de colisão em tráfego cruzado e piloto automático adaptativo. No mercado europeu, o novo A3 está disponível nas motorizações 2.0 TDI (com 116 cv ou 150 cv) e 1.5 TFSI, que entrega 150 cv. Sem data Procurada pela reportagem de UOL Carros, a assessoria de imprensa da Audi afirmou que "o veículo está no Brasil para testes de durabilidade, cujo objetivo é coletar dados sobre o comportamento do veículo considerando as condições locais, como clima e temperatura, diferentes terrenos e combustíveis". A fabricante também declarou que "ainda não há data confirmada para a chegada do novo A3 no Brasil". De toda maneira, UOL Carros acredita que o hatch deve estrear por aqui em 2021. Fonte: UOL Carros
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11/08/2020
Audi e-tron é o carro elétrico mais vendido na Noruega em 2020
O Audi e-tron não é um carro barato, nem aqui e muito menos na Europa. Contudo, ele caiu no gosto dos consumidores noruegueses, tornando-se simplesmente o líder de vendas entre os carros eletrificados no país nórdico. Vendendo bem mais que players de peso do mercado, como Tesla Model 3 e Renault Zoe, sendo não só o mais vendido em julho, mas no período todo este ano. Foram mais de 6,4 mil unidades quase o dobro das vendas do VW e-Golf, por exemplo. Embora a Tesla tenha boa fama na Noruega, em vendas, o Model 3 está bem longe do crossover da Audi. Em julho, o e-tron vendeu 775 unidades e não foi seu melhor desempenho, tendo emplacado 832 carros em abril, por exemplo. O segundo mais vendido foi o Mercedes-Benz EQC, com 698 unidades. Apesar da vice-liderança em julho, o SUV da Daimler ainda é um estreante no mercado local com apenas 1.542 vendidos no semestre. No mês passado, as vendas de carros elétricos na Noruega chegaram a 4.408 unidades, tendo ainda mais 2.278 unidades de híbridos plug-in.   Os emplacamentos foram maiores que em junho, quando foram vendidos 5.043 unidades no geral. Contudo, o registro é 39,6 menor que o de 2019. O Audi e-tron tem 4,901 m de comprimento, 1,935 m de largura, 1,616 m de altura e 2,928 m de entre eixos, sendo vendido na Europa nas versões 50 Quattro e 55 Quattro. Na versão 50 Quattro, o Audi e-tron tem bateria de lítio de 71 kWh e autonomia de até 336 km. Já a versão 55 Quattro – que é aquela oferecida no Brasil – o alcance chega a 436 km. Além disso, o Audi e-tron S chegou recentemente para apimentar a performance do modelo, alcançando 504 cavalos e 99,2 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e com máxima de 210 km/h. Outra variante é a Audi e-tron Sportback, que também tem as mesmas especificações de performance, contudo, utilizando uma carroceria com inspiração em cupê. Fonte: Notícias Automotivas
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10/07/2020
Audi Q4 Sportback e-tron Concept é novidade que aposta no estilo SUV-Coupé
Depois da onda SUV, agora é a vez dos SUV Coupés chegarem em todos os segmentos. Da mesma forma que o primo VW Nivus vem chamando atenção aqui no Brasil, a Audi atenta à crescente demanda revela o inédito Q4 e-tron Sportback Concept. Em apresentação virtual realizada a partir de sua sede na Alemanha, a marca das quatro argolas revelou os principais pontos do novo SUV elétrico destacando que, do ponto de visto técnico, é idêntico ao Q4 e-tron revelado no Salão de Genebra virtual. Obviamente a diferença está no estilo ainda mais arrojado. Os dois SUVs elétricos são considerados pela Audi como opções compactas e entrarão em produção já em 2021. Em termos de tamanho, são quase idênticos. O novo Q4 e-tron Sportback tem 4,60m de comprimentos, ou seja, 1 centímetro a mais que o irmão, enquanto sua altura é 1,60 m (1 cm mais baixo). Já a largura (1,90m) e sua distância entre eixos de 2,77 m são as mesmas nos dois modelos. O grande diferencial da versão Sportback é sem dúvida o visual. Chama a atenção o desenho do teto que se inclina para baixo na traseira em uma curva bem harmoniosa até se encontrar um aerofólio horizontal na base do vidro. De acordo com a Audi, o objetivo foi transmitir a sensação de maior comprimento em relação ao irmão SUV. Além disso, seu coeficiente é 0,26 e, assim, fica 0,01 abaixo do SUV Q4 e-tron. Outro ponto de destaque está na traseira que segue a recente linguagem de estilo da Audi. A lanterna é quase que uma peça única integrada por um fino traço de luz central. Os elementos internos em LED também remetem aos lançamentos atuais da marca, mas com personalidade própria que o caracterizam como um modelo e-tron. Com a ausência de escapamentos, a Audi também criou um para-choque mais trabalhado com difusor e lâminas horizontais chamando a atenção para o logotipo e-tron iluminado no meio. Na parte da frente, o Q4 e-tron Sportback traz uma grade com superfície estruturada e fechada, o logotipo da marca das quatro argolas na parte superior e o emblema e-tron também presente na parte inferior do para-choque. As grandes molduras laterais, neste caso, são meramente soluções de estilo. Construído sobre a nova plataforma MEB, projetada especificamente para veículos com sistemas elétricos de tração, traz a mesma versatilidade das consagrada MLB e MQB do Grupo Volkswagen. Seu sistema propulsor é formado por um motor elétrico instalado na traseira que despeja potência de 150 kW (204 cv) e torque de 31,6 kgfm, e outro motor dianteiro de 102 cv e 15,3 kgfm. Combinada, a potência total é de 225 kW (306 cv). Com a tração nas quatro rodas e o torque entregue quase que instantaneamente, as duas versões do Q4 aceleram de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h, números interessantes ao considerar que somente as baterias pesam 510 kg.  Por falar nelas, as baterias, relativamente grandes, estão instaladas no assoalho do veículo e armazena, 82 kWh. Isso confere ao Q4 e-tron autonomia superior a 450 km de acordo com o padrão WLTP. Versões com tração traseira oferecerão uma autonomia superior a 500 km, também de acordo com o padrão WLTP. Segundo a Audi, as baterias são carregadas com no máximo 125 kW, o que significa um pouco mais de 30 minutos para atingir 80% da capacidade total. Na busca pela dirigibilidade perfeita, a marca aproveitou o centro de gravidade baixo e fez a distribuição da carga nos eixos balanceada em quase 50:50. A suspensão tem um eixo MacPherson com amortecedores adaptativos na dianteira enquanto existe um eixo multilink com molas separadas e amortecedores adaptativos na traseira. A construção elétrica com motores menores, ausência do túnel da transmissão e plataforma específica para veículos elétricos mostra seu benefício no interior. Mais espaço, aliado ao entre-eixos de 2,77 m, possibilitaram um bom aproveitamento interno. Acionamento por botões no console central dão um toque moderno necessário a um carro elétrico atual. Cores mais claras, mesclando cinza, preto e vários revestimentos mais claros ampliam ainda mais a sensação de espaço interno. A produção do novo Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron começam em 2021 e fazem parte do plano E-initiative que prevê o lançamento de mais de 20 modelos com tração elétrica até 2025. As vendas do Q4 e-tron devem começar no segundo semestre do próximo ano e a versão Sportback em seguida. Fonte: Motor1
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